3. Domando a Síndrome de Sjogreen e a Artrite Reumatóide

Considero que os sintomas da Artrite Reumatóide (AR) foram “severos” pois as dores articulares não aliviaram com as primeiras intervenções medicamentosas, tentei com os sais de ouro intravenoso, o metrotrexato por via oral e intravenoso e por fim entramos com o Arava.

Um medicamento anti-reumático modificador da doença (MARMD), porém "não deve ser utilizado em mulheres grávidas, em mulheres que possam engravidar ou que estejam a amamentar"*, por causar má formação fetal nos casos de gravidez durante o tratamento e necessidade de dois anos para o organismo conseguir expelir naturalmente o "leflunomide", o
princípio ativo, segundo a bula.

Iniciei o Arava em janeiro de 2003, e tive uma melhora excepcional com o remédio, as dores aos poucos foram diminuindo até sumirem, hoje em dia, de vez em quando sinto uma dor aqui outra ali, mas nada comparado com as sentidas logo que descobri a AR, e também tive melhoras consideráveis nos resultados dos exames de controle da doença. Tomei essa medicação até dezembro de 2005.


No 1º semestre de 2007, já trancorridos 1 ano da pausa da medicação, conversei com a reumatologista sobre os meus planos de engravidar no 2º semstre e 2007, e se isso era possível para esse ano, isso é, se eu tinha condições clínicas para levar esse sonho para frente, e ela me deu carta branca, apenas observando o período de 1 ano e meio para realização de exame para aferir se o organismo estava limpo da substância ativa. Procurei nos laboratórios clínicos de Brasília, e descobri que nenhum fazia essa aferição, e não consegui retorno do responsável pela representação da medicação no Brasil. O proposto então era seguir o recomendado na bula do medicamento, aguardar 2 anos a suspensão do medicamento para iniciar as tentativas de engravidamento.

* - Informações sobre o Arava: consulte o
Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR) -
http://64.233.169.104/search?q=cache:L1Z-6yIsynYJ:www.emea.europa.eu/humandocs/
PDFs/EPAR/Arava/169499pt1.pdf+arava&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br&lr=lang_pt&client
=firefox-a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, quando enviar um comentário deixe o seu e-mail para que possamos nos comunicar.