4. Os 1º preparativos: consulta com a reumatologista

Então tá, nada de engravidar com menos de 2 anos da retirada da medicação...vamos fazer exatamente o que está recomendado na bula da medicação... sendo assim esperemos mais um pouco. Dessa forma aproveitei o 2º semestre para me preparar, marquei consultas com os médicos que avaliei necessários para emitirem uma avaliação prévia.

Estive primeiramente com a reumatologista, em outubro de 2007, nessa consulta coloquei para ela alguns medos e preocupações que eu tinha quanto a possibilidade de ter uma gravidez complicada, com riscos aumentados tanto para mim quanto para o bebê, se havia risco de gerar uma criança com algum problema em decorrência de eu ter a Síndrome.
Ela me tranquilizou dizendo não ter nenhum problema de engravidar, de gerar por causa da Síndrome. Os riscos de gerar filhos com algum problema são iguais a de uma mulher sem a Síndrome. Inclusive relatou que 70% das mulheres com Artrite Reumatóide referem melhoria da artrite durante a gravidez. Veja texto na íntegra falando sobre esse assunto no site da Associação Nacional de Doentes com Artrites e outros Reumatismos da Infância (A.N.D.A.I.):
http://andai.org.pt/aspectos_sociais/artrite_gravidez/document_view.

Me solicitou exames, denominado pela medicina de “Prova de Atividade Inflamatória” para ver se a Síndrome de Sjögren e a Artrite Reumatóide estavam inativas, e é claro os exames clínico traduziram o que eu já sabia, ou seja estava tudo ok, estava tudo certo, agora é aguardar o período solicitado pelo fabricante do medicamento.

E quais são os exames da “Prova de Atividade Inflamatória”:

  • Hemograma;
  • Creatinina;
  • TGO e TGP;
  • Fator Reumatóide;
  • VHS;
  • Proteína C Reativa;
  • Alfa 1 Glicoproteíca, e
  • Urina

Um comentário:

  1. Olá!
    Adoro seu blog e estou suspeitando de ser possuidora de Sjogrën na fase inicial e gostaria muito de engravidar.Gostaria de me comunicar por e-mail.
    Meu e-mail é gomes.claudiane@gmail.com
    Ficaria muito feliz com seu contato
    Grata desde já
    Claudiane

    ResponderExcluir

Por favor, quando enviar um comentário deixe o seu e-mail para que possamos nos comunicar.