9. Em busca de um obstetra

A minha ginecologista não atende pelo meu Plano de Saúde, então momento avaliamos que seria interessante fazer o pré-natal por um(a) obstetra do plano, pois teremos pela frente no mínimo 9 consultas e mais o parto.

Marquei com algumas ginecologistas/obstetras para conhecer e escolher aquela que houvesse empatia, temos tempo, ainda estamos no processo do planejamento.

Logo com a primeira ginecologista/obstetra me deparei com algumas novidades. Quando falei a ela do uso da nitrofurantoína para controlar as infecções do trato urinário de repetição, ela me recomendou aguardar o término do tratamento, e ver como o organismo reagiria. Na concepção dela, pelo menos no primeiro trimestre, a gestante não deveria usar nenhuma medicação.

Mas, como já conversado com a reumatologista, no meu caso seria diferente. Contei a ela a história das ITU, da síndrome de Sjogrën, da artrite reumatóide, e das outras complicações, e que tomarei alguns remédios durante a gestação.

Ela disse não se sentir capacitada para acompanhar uma gravidez na qual a “futura gestante” apresente o meu quadro clínico, e tenha necessidade de usar medicamentos durante a gestação. Me recomendou procurar um obstetra que acompanhe gestação de alto-risco* e ouvir que ele acha de uma gravidez com o meu quadro clínico, e se os planos de engravidar deveriam ser continuados ou descartados.Achei bárbara a atitude dela.

Perguntei por curiosidade quais medicamentos ela recomendaria suspender o uso: Plaquinol, a Predinisona e a Nitrofurantoína, além de que me sugeriria ficar 2 meses sem o anticoncepcional

Então, mãos à obra, vamos conversar com esse especialista.

* - informações sobre gestação de alto-risco acessar:

4 comentários:

  1. Oi, Andreia! Gostei muito do seu blog, cheio de informações e rerferências. Tenho a mesma sobreposição de AR e SS e planejo engravidar no ano que vem. Gostaria de saber como você está hoje e quais foram os próximos passos, já que parece que faz tempo que vc não posta nada. Bjo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Ano passado engravidei e hoje estou com uma linda filha, preciso voltar a escrever os passos que dei. A gestação correu super bem, acredito que foi pelo bom acompanhamento que fiz e pelos cuidados que tomei. Sua mensagem me dá força para voltar a escrever.
    Acesse também a página da Lágrima Brasil: http://www.lagrima-brasil.org.br/, essa página tem informações bem claras e confiáveis.
    Beijos,
    Andreia

    ResponderExcluir
  3. Oi Andreia

    Tenho uma amiga que tem SJogren mas desde 2007 que ela não consegue engravidar por meios naturais e após acabou de perder o segundo filho após inseminação em vitro. Vc tem os nomes dos especialistas que vc foi: Reumatologista, Gineco etc ... quero ajudá-la e parabéns pela filha!!!

    Obrigada

    Patricia

    ResponderExcluir
  4. Andreia preciso muito mesmo entrar em contato com vc, tenho SS e AR e tomo medicações parecidas, meu maior sonho é engravidar e vc não imagina a importancia de saber que vc conseguiu...Onde te encontro meu Deus???
    Meu email: lucianaeadriano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Por favor, quando enviar um comentário deixe o seu e-mail para que possamos nos comunicar.