1. Um pouco da minha história

Em 1998 foi diagnosticado que tenho Síndrome de Sjögren, mas convivo com ela há não sei quantos anos. Faço essa afirmação após consultas com médicos sobre sintomas e reações do meu corpo.

A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune crônica, em que o sistema imunológico do corpo erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Assim, as características principais da SS são secura nos olhos (xeroftalmia) e na boca (xerostomia), mas ela também pode causar secura de pele, nariz e vagina, além de afetar outros órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Além de poder causar fadiga e dor nas articulações que podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Quando a Síndrome de Sjögren ocorre de forma isolada, sem a presença de outra doença de tecido conjuntivo, é chamada de Sjögren Primária. Quando os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia, caracterizam Sjögren Secundária.

As informações sobre a Síndrome de Sjogren foram retiradas da página "Lágrima Brasil": http://www.lagrima-brasil.org.br/

8 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-la pela sua iniciativa. Fiquei muito interessado pelo seu blog, porque minha namorada, também, foi diagnosticada com a mesma síndrome.
    Torço e rezo para que vc consiga realizar o seu sonho! Irei, certamente, apresentar este blog a minha namorada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante..Criei meu blog com um intuito parecido, porém do ponto de vista de uma portadora de 43 anos. o diferencial é que os meus sintomas não foram clássicos.
    passe no meu blog e se possível link ele ao seu.
    Será útil pra muita gente.
    http://www.portadoradesjorgren.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiano,
    Tudo bem!!! Comigo tudo em ordem...
    Será um prazer trocar figurinhas com vocês.
    Fale para ela acessar também a página da Lágrima Brasil: http://www.lagrima-brasil.org.br/, essa página tem informações bem claras e são confiáveis.
    Fiquei um tempo sem postar no blog, mas pretendo voltar o mais breve,
    Ano passado engravidei e hoje estou com uma linda filha, preciso deixar aqui todo o registro, para ajudar outras pessoas que tenham os mesmos problemas que eu.
    Abraços,
    Andreia

    ResponderExcluir
  4. Olá Andreia, parabéns por seu blog. Está muito bem escrito e numa linguagem bastante acessível. Também sofro de SS e sei dar-lhe valor por todos os tormentos pelos quais passou e continua a passar. Parabéns também por sua princesinha. Um beijo com carinho. Tucha Santos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andreia! Me chamo Marcia e minha filha Roberta soube que tem a Sindrome de Sjogren ha 6 meses. Recem casada anda muito confusa e triste. Tenho certeza que voce poderia nos ajudar. Ela mora em Brasilia e eu estou muito longe. Deixo aqui o e-mail (rrfdm@hotmail.com ou marcia.mouradian@hotmail.com) dela e o meu e peco que quando puder entre em contato, porque ela esta precisando de apoio. Muita saude e paz pra voce e sua familia. Parabens pelo blog e forca...e principalmente parabens pela filha. Abracos.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Andréia, tudo bem? Meu nome é Raquel Mourão e há 03 meses descobri que tenho Síndrome de Sjogren. Achei muito interessante a sua iniciativa de montar um blog sobre essa doença até então desconhecida por mim e milhares de pessoas. Descobri que tenho a Síndrome de Sjogren devido à uma Parotidite incurável. Passei por vários médicos e o 10º diagnosticou a doença. Desde então venho fazer tratamento com Azatioprina. Tenho 27 anos e meu maior sonho é ser mãe. Obrigada pela atenção. Abraços para você e toda a sua família.

    ResponderExcluir
  7. Olá UMA PORTADORA DA SÍNDROME DE SJÖRGREN,
    Após acessar o seu blog, fico na torcida que você esteja cada dia melhor...
    Vou retomar a escrever a minha história no blog "Engravidar com Síndrome de Sjögreen", inicio respondendo as mensagens recebidas.
    Já coloquei o link para o seu blog na minha página.
    Abraços,
    Andreia

    ResponderExcluir
  8. Olá Márcia e Roberta,
    Minha cabeça também deu uma "pirada" quando descobri que tinha a síndrome, que não podia fazer algumas coisas e que tinha que mudar alguns hábitos e rotinas... mas o melhor é aceitar e aprender a conviver com ela.
    Será um prazer trocar figurinhas com vocês, Aguardo retorno do e-mail que encaminhei,
    Abraços,
    Andreia

    ResponderExcluir

Por favor, quando enviar um comentário deixe o seu e-mail para que possamos nos comunicar.