2. Um pouco mais da minha história

Eu tenho a Síndrome Secundária, e a doença associada é a artrite reumatóide. O diagnóstico foi fechado em 1998 com exames de sangue, biópsia das glândulas salivares e segundo a minha reumatologista, positividade para 5 dos 7 critérios utilizados como "Critérios para Diagnóstico" da doença*. Desde então venho tentando entender essa tal “Síndrome de Sjögren”, suas complicações, suas limitações, a necessidade diária de se observar e se respeitar.

Aprendi que a SS não tem cura, mas foi muito importante diagnosticá-la logo no início intervindo precocemente e alterarmos o curso da doença, não permitindo grandes avanços. Considero que os sintomas manifestados pelo meu organismo foram severos e ainda por cima não respondia aos remédios, desse modo precisei trocar o tratamento algumas vezes, e os médicos foram testando com medicamentos cada vez mais fortes.

Na medida em que os sintomas iam aparecendo havia a necessidade de me consultar com médicos especialistas de áreas diferentes, então montei a “minha” junta médica, com reumato, gineco, dermato, gastro, oftalmo, endócrino, cardio, nefro, nutricionista, terapeuta e acupunturista. Estes profissionais conhecem o meu histórico e sempre que é preciso posso gritar por socorro, sem precisar contar tudo novamente. Hoje estou muito bem, com a Síndrome “sob controle”, sem dores que se prolongam, consegui aumentar a quantidade de saliva e lágrima, e tomo doses pequenas de medicações para aliviar os sintomas da secura na boca, olhos e pele e para modificar o curso da doença, e após alguns adiamentos tentando engravidar.

Nesse processo elaborei e adotei como lema uma frase: Somos pessoas normais, que necessitamos de cuidados especiais.

* - Para se obter maiores informações sobre o consenso dos critérios utilizado para Diagnóstico da síndrome de Sjögren acessar o artigo da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia no link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000300011 e também na página "Lágrima Brasil": http://www.lagrima-brasil.org.br/portugues/especialidades/reumatologia/consenso.htm

Um comentário:

  1. Andreia
    Também sofro desta sindrome poderia me passar o remédia que você usa para aumentar a lágrima e a saliva??ficaria muito grata
    obrigada.
    Ruth

    ResponderExcluir

Por favor, quando enviar um comentário deixe o seu e-mail para que possamos nos comunicar.